quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Perfumes



Se há coisa que eu reparo logo quando conheço alguém novo é o seu perfume. De facto, o perfume que cada um usa diz muito de si mesmo, acho que está bastante ligado à sua personalidade. Supostamente as fragâncias devem ser sentidas e demarcam sensações nos outros. Foram feitos estudos em que perceberam que pessoas mais introvertidas tendiam a procurar perfumes mais suaves como florais frescos, As personalidades mais fortes tendem a usar fragâncias mais orientais, cheiros fortes.


Alguns perfumistas defendem que existem perfumes específicos para cada sexo, enquanto que outros referem que essa ideia apenas apareceu por volta do século XIX, sob a forma de marketing; até então cada um usava o cheiro que mais gostava.


Outra ideia errada é das pessoas dizerem que gostam ou não gostam de uma fragância, na verdade, os cheiros estão ligados à nossa memória, ao nosso histórico olfativo, o que faz com que fiquemos mais atraídos para determinados cheiros que outros.

Vários perfumistas referem que, graças ao mercado, os cheiros são ligados a determinados atributos ou estilos de vida:
- Cheiros cítricos estão ligados ao ar livre, a desportistas.
- Cheiros adocicados são mais quentes, sensuais.
- Cheiros mais florais (como rosa, jasmim e outros) são românticos.



No próximo post vou dizer quais os perfumes que eu uso (e abuso!)


Hopes, dreams and tons of love,


Red

2 comentários:

Miguel Alexandre Pereira disse...

de facto, um pferume pode dizer muito de uma pessoa. concordo em absoluto! pode não ser das primeiras coisas a reparar, mas confesso que é algo que tenho em atenção :)

http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

Classe Cappuccino disse...

Eu só uso perfume de homem :)

Sónia
Taras e Manias